9.13.2009

Delícias Nipônicas


Esse sábado eu fui à Livraria da Vila com oMateusinho e a Lu e descobri um livro de receitas japonesas que me fascinou. São poucas receitas mas cheio de crônicas da autora, Mari Hirata. Fiquei apaixonada. Devorei o livro e hoje de manhã já fui à Liberdade repor alguns ingredientes. O Livro chama " As minhas receitas japonesas" e a editora é Publifolha. Fiquei louca para fazer o todas as receitas, mas vamos com calma...


Eu fiz um prato chamado Kareraitsu, um mexido de legumes com molho Karê, que é o Curry. É um tempero indiano mas muito difundido no japão. Segundo o livro, o Kareraisu é feito comumente nas casas no Japão. Ficou extraordinário. Usei o preparado de curry vendido pronto, pois o pó que eu tenho em casa é muito apimentado, não gosto muito.

Esse cozido, vc pode usar os legumes que quiser, pode colocar carne, frango... Essa receita é para conhecer o jeitão. Eu amei!!!!!




Kareraisu

  • 1/8 de uma abóbora do tipo Kabotchacom casca e cortada e fatias finas
  • 1 berinjela em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho em tiras
  • 1 pimentão verde em tiras
  • 2 tomates sem pele e sem sementes
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 colher (sopa) de gengibre picado
  • 1/2 pimenta vermelha sem sementes (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha
  • 1 colheres (sopa) de curry em pó ou mais, se preferir picante
  • 1 colher de Shoyu
  • Sal e pimenta
  • 700 ml de dashi (caldo de peixe bonito) ou caldo de legumes (pode ser instantâneo). Eu usei 800ml de água e uma colher de sopa de Dashi-no-moto, na primeira foto.

Em vermelho: Se for usar preparo pronto de curry, elimine esses ingredientes.

Em uma frigideira, frite levemente todos os legumes: as fatias de abóbora, os pimentões e as rodelas de berinjela, temperamdo levemente com sal e pimenta. Coloque em um prato à parte. Os pimentões devem ficar crocantes e o resto macio.

Na mesma frigideira, se essa for grande e funda, frite a cebola, o gengibre, o alho , salsão e a pimenta. Coloque os tomates e o dashi. Nesse momento, você pode colocar o preparo de curry(um tablete de 100g, eu usei o Golden Curry adocicado) ou preparar o seu próprio:

Em uma panela, derreta a manteiga e frite a farinha e o curry em pó. frite lentamente em fogo médio-baixo até dourar levemente a farinha. Coloque aos poucos o caldo e vá mexendo para não empelotar.

Cozinhe esse molho por 15 min até ficar homogêneo. verifique o sal e coloque o shoyu. Por último, coloque os legumes e cozinhe um pouco mais. Sirva com arroz branco japonês.



Gente, maravilhoso! É fácil e os igredientes não são difíceis de achar. O Curry se encontra em qualquer feira livre e o caldo pode usar o de legumes que fica ótimo do mesmo jeito. Eu fiz dos dois jeitos, pois meu enteado é vegetariano. Ficou igualmente divino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário