12.19.2011

Escondidinho com manteiga de garrafa caseira

Inspirada novamente pelo site Panelaterapia, fiz um delicioso escondidinho de carne-seca e abóbora Cabotchã. Usei a carne-seca Vapza que é bem gostosa.
Eu não usei queijo para gratinar pois estou de dieta, mas na verdade acho desnecessário, pois o prato fica pesado, indigesto.



Manteiga de garrafa

A manteiga de garrafa eu fiz em casa. Derreti em fogo baixíssimo dois pacotes de manteiga sem sal (400g) e fui retirando a espuma que se formava, até o líquido ficar na cor dourada e com uns farelos escuros no fundo. Deixe amornar e coloque em uma garrafa de vidro limpa, de preferência esterilizada. 
No meio desse processo, a espuma mais branca vai terminar, mas mantenha no fogo que logo mais vem outra leva de espuma. Fogo baixíssimo é aquele quase apagando e a panela de preferência é com fundo grosso. Essa manteiga pode ser chamada de clarificada ou Ghee

Escondidinho de carne-seca com abóbora 

3 xícaras de abóbora Cabotchã
sal
4 colheres (sopa) de requeijão light (ou normal para quem não está preocupada com balança)
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres(sopa) de manteiga de garrafa
1 pacote de 400g de carne-seca Vapza escorrido
1 cebola grande em rodelas finas
2 dentes de alho grandes em fatias
salsinha ou coentro à gosto (use o de preferência, mas o gosto é bem diferente)
Sal e pimenta 

Cozinhe a abóbora com água e sal. Quando estiver macia, escorra, amasse e misture 1 colher (sopa) de Requeijão e o azeite. Leve ao fogo e misture bem para o purê ficar mais sequinho e não soltar água. Acerte o sal e a pimenta. Reserve.
Refogue a cebola e o alho na manteiga. Quando começar a dourar, adicione a carne  e refogue por mais alguns minutos, para secar o líquido. Desligue e junte o cheiro verde. Acerte o sal e a pimenta.
Em uma forma refratária pequena, coloque a carne-seca, espalhe o requeijão restante por cima, finalize com a abóbora. Leve ao forno por 15 minutos ou ao microondas por 8 minutos.
Acompanha muito bem arroz, salada e legumes no vapor. Eu comi com ratatouille.