3.19.2012

Madalena de carne

E hoje o almoço foi aquela comidinha simples, bem caseirinha com arroz, feijão, salada e esse escondidinho de purê de batatas com carne moída. Tão simples, mas sempre bem vindo, pois a maioria das pessoas gostam, seja lá qual for a idade. E essa receita eu encontrei enquanto eu folheava o sagrado livro "Dona Benta". Não sei como vivi tantos anos sem ele.
Claro que eu dei uma mexidinha aqui outra ali, não está igualzinha à original. Troquei o óleo pelo azeite, diminuí a quantidade de gordura, coloquei um orégano.

4 batatas grandes, descascadas e cortadas em pedaços
1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
500g de carne magra moída (patinho, coxão mole)
1 tomate grande sem pele picado
1/2 colher (chá) de orégano
4 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha
1/4 xícara de queijo ralado
2 colheres(sopa) de farinha de rosca
Sal e pimenta do reino a gosto.

  • Para o purê: Cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Escorra e amasse com um espremedor de batatas e leve ao fogo com o leite, a manteiga e o sal. Misture bem até ficar homogêneo. Desligue o fogo e reserve.
  • Refogue a cebola e o alho até dourar. Junte a carne e frite bem, mexendo para ficar soltinha. Junte o tomate e o orégano e cozinhe tampado em fogo baixo por 10 minutos. Se ficar muito seca, adicione um pouco de água para não queimar.
  • Em uma forma refratária, espalhe a carne no fundo, salpique o cheiro verde por cima e cubra com o purê. coloque o queijo ralado misturado com a farinha de rosca e leve ao forno médio-alto por 15 minutos ou até o queijo dourar.



Então é isso pessoal. Comidinha de casa mesmo, sem frescura e ingredientes estranhos.