7.02.2012

Aniversários, brownie, brigadeiro, e outras comidinhas.

Hoje foi aniversário da minha mãe e também da minha irmã e nos aniversários lá de casa eu sempre faço o mercado, bolo, brigadeiro, guacamole e termino o dia acabadona.
Essa ano, eu experimentei uma nova receita de bolo, que até então nunca tinha tentado fazer: o brownie. Ficou espetacular e fez muito sucesso. Acompanhou sorvete de creme para quebrar um pouco a doçura.
 Taí duas palavras que nunca estarão de acordo numa mesma frase: brownie e dieta. A quantidade de manteiga e açúcar que entra no preparo é algo que eu nunca tinha feito antes, mas segui Ipsis litteris e para minha surpresa não ficou nem gorduroso e nem dulcíssimo. Ficou um brownie. Deliciosamente perfeito.
Essa receita eu peguei aqui: Cozinha Perfumada.

O ganache, eu fiz meio no olhômetro:

1 pote de natas (300g)
100g de chocolate meio amargo (mais ou menos)
Derreti em fogo baixo. Pronto. Jogue um pouco por cima do bolo e sirva o restante à parte.

Eu fiz também uma guacamole cuja receita está aqui e bolo de laranja aqui.

O brigadeiro ficou muito bom e eu faço assim:

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó meio amargo (do padre)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal.
Chocolate granulado, quanto baste. Tenha sempre 2 pacotes de 50g à mão e abra um de cada vez.


  • Leve todos os ingredientes ao fogo médio para baixo em uma panela de fundo grosso e mexa com uma espátula de silicone até que quando passar a espátula no fundo, fique um caminho sem brigadeiro, aparecendo o fundo por um tempo antes de fechar o caminho. Deu pra entender? espero que sim.
  • Deixe esfriar e, com as mãos úmidas de água (mantenha uma tigelinha com água por perto para molhar a mão de vez em quando), vá fazendo bolinhas e jogando num prato com o granulado. Depois de pronto, coloque em forminhas próprias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário