8.07.2012

Batatas com creme de queijo

Essa batata fica muito boa, dá uma sustança legal e aumenta o rendimento da comida, quando aparece alguém de surpresa para almoçar. Coisa de gente como eu, que faz a comida justinha para o dia.

O segredo está na despensa. Sempre deixe umas coisinhas de preparo instantâneo para emergências. Ou quando bate aquela preguiça de fazer uma comida saudável, com níveis aceitáveis de sódio.
Em casa sempre tem creme de cebola, de queijo, molho de tomate pronto, creme de leite, feijões cozidos em caixinha e por aí vai. Mas vamos combinar que não se pode usar todos os dias, pois são cheios de sódio e outros componentes químicos que servem para realçar o sabor, para conservar o alimento por mais tempo do que a natureza permite, emulsificar... Enfim. De vez em quando pode, eu deixo.



Vamos à receita.

1kg de batatas em rodelas grossas
1 pacote de creme de queijo (eu usei Knorr)
2 1/2 xícaras de leite
1/2 xícara de vinho branco
queijo ralado para gratinar

  • Leve o creme de queijo, o leite e o vinho para uma panela e misture bem até dissolver o pó. Leve ao fogo alto e quando levantar fervura, diminua a temperatura e vá mexendo até o creme engrossar.
  • Cozinhe as batatas até elas ficarem al dente: depois de ferver, conte 7 minutos. Escorra a água de fervura e espalhe as rodelas em um refratário.
  • Espalhe o creme por cima e salpique queijo ralado.
  • Leve ao forno preaquecido e está pronto quando o queijo dourar.


O vinho é opcional e você pode misturar pedaços de muçarela, bacon frito, colocar cenouras, mandioquinha , nhame, etc. Use essa receita como base, o céu é o limite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário