8.12.2012

Risoto de queijos com pera caramelada

Hoje dia dos pais, a necessidade me fez criar uma nova receita de risoto. Ia fazer o meu maravilhoso (modéstia passou longe) risoto de funghi, mas no Pão de Açúcar, o funghi seco chileno estava 75g por 60 reais. Muito caro, pra quem encontra 200g por 6 reais na zona cerealista, hein?
Enfim. Tive que inventar alguma coisa na hora. Risoto de queijo! Tudo bem que o queijo também é um fator limitante para o desendinheirados, mas procurando bem, a gente acha uns precinhos aceitáveis.

Conclusão: Ficou mooooito bom e com certeza repetirei a façanha  outras vezes (hoje eu estou exalando soberba!).


Para o risoto:
2 litros de caldo de carne quente mantido no fogo baixo
1 cebola grande picada
150g de manteiga sem sal gelada
500g de arroz arbóreo (pelamordedeus não lave!)
1 xícara de vinho branco seco
1 1/2 xícara de queijo gruyière em cubos (1 cm mais ou menos)
1 xícara de gorgonzola em cubos 
100g de parmesão ralado (de preferência ralado na hora)
1 pitada de noz moscada ralada na hora (+/- 1 colher das de café)
  • Em uma panela grande, refogue a cebola em 70g de manteiga até começar a dourar.
  • Junte o arroz e deixe fritando por mais 4 minutos. Despeje o vinho e misture bem, até secar. Coloque duas conchas do caldo de carne quente e fique misturando até o caldo secar. Repita a operação até o arroz estar al dente.
  • Junte o Queijo Gruyièree, coloque mais duas conchas de caldo de carne misture delicadamente. Desligue o fogo, misture o restante dos queijos a noz moscada e por último,  a manteiga que sobrou, bem geladinha (ajuda a dar o brilho) em cubos. Sirva imediatamente com as peras caramelizadas postas à parte.
Para as peras:
2 peras firmes cortadas em fatias 
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal.

Derreta a manteiga em uma frigideira, doure as peras e espalhe o açúcar. Deixe começar a ficar com cor de caramelo e desligue.

Obs: Eu não pensei nisso na hora, mas de repente ficaria mais gostosa ainda se flambasse a fruta com conhaque!!! Experimentarei na próxima vez.