1.03.2017

Soba gelado

Para um dia quente, daqueles que nos deixa até sem fome, nada melhor do que uma comidinha gelada e que dê sustança. É um prato livre de glúten!

Essa receita é tirada do livro "O Verão de Nigella" e é realmente super refrescante e gratificante.

O soba é um macarrão japonês feito de trigo sarraceno, um grão livre de glúten e com bastante fibra, proporcionando maior satisfação do que os grãos mais comumente consumidos, com arroz, trigo, milho .

Não é muito difícil encontra-lo, se não tiver uma lojinha oriental na sua cidade, a internet tem.

Para que o macarrão fique perfeito, é importante que depois de cozinhá-lo, ele seja "lavado" em água corrente e deixar esfriar em uma tigela com água e gelo. Assim, o cozimento para e o macarrão fica al dente, do jeitinho que tem de ser. Acho que é a parte mais complicada da receita, hahahaha!

Essa receita dá para 4 pessoas, como entrada para uma refeição ou para 2, se quiser apenas comer essa delícia, com satisfação.




Ingredientes:

75g de gergelim
250g de soba
2 colheres (chá) de vinagre de arroz (se não tiver, coloque um pouco menos de vinagre branco)
5 colheres (chá) de soyu
2 colheres (chá) de mel
2 colheres (chá) de óleo de gergelim
5 cebolinhas


  • Toste o gergelim numa frigideira sem óleo.
  • Ferva água em uma panela grande, adicione o soba e cozinhe por 5 minutos. Escorra o macarrão e passe em água corrente para tirar o excesso de amido. Coloque numa tigela com água e gelo. 
  • Misture o restante dos ingredientes numa tigela e junte o macarrão, misturando bem. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira para que os sabores se intensifiquem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário