2.07.2012

Carne de porco ao Gengibre

Olá! Hoje eu fiz uma comidinha bem especial em casa, para estrear um dos meus novos livros de culinária. É uma receita simples, mas requer alguns detalhes que podem torná-la chatinha. O livro se chama: "200 receitas perfeitas para fazer na wok" da editora PubliFolha.
Nesse post, colocarei um recurso novo que uma amiga do Face me chamou a atenção: Um mini glossário, pois ninguém é obrigado a saber tudo, certo?



1 colher (sopa) de sementes de coentro
2 colheres (sopa) de gengibre picado
2 dentes de alho picados
2 pimentas verdes picadas
1/2 cebola em fatias
1 colher (sopa)  de mel
2 colheres (sopa) de shoyu
1/2 colher (chá) de sal
500g de lombo de porco em tiras finas
4 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 cenoura grande em rodelas finas
6 talos de cebolinha em pedaços grandes
Suco de 1 limão


  • Coloque as sementes de coentro na wok, em fogo médio, até começarem a estourar e a soltar o aroma. Transfira para um pilão e moa bem.
  • Junte o coentro moído, o gengibre, o alho, a pimenta, a cebola, o mel , o shoyu, o sal e a carne numa tigela. Misture bem e deixe marinar por 2 horas ou de véspera. Escorra a carne e reserve a marinada. Seque bem a carne com um papel toalha.
  • Aqueça metade do óleo na wok em fogo alto, até ficar bem quente. Frite metade da carne por 2-3 minutos, até dourar. Transfira para um prato. Limpe a wok com papel toalha e repita a operação com o restante do óleo e a carne.
  • Coloque toda a carne na wok e junte a cenoura e metade da cebolinha. Frite por 1 minuto, adicione a marinada, mexa bem e deixe ferver. Quando a cenoura estiver al dente, desligue e junte o restante da cebolinha e o suco de limão.


Dicas minhas:
- Se não tiver pilão, compre os grãos de coentro e peça para moer na hora. Em casa, dê uma tostada rápida numa frigideira sem óleo. Moída, sai 1/2 colher (sopa).
- Eu não coloquei a pimenta verde por conta do meu pequeno, ficou delicioso do mesmo jeito.





Glossário
Wok - Panela em formato de meia esfera comum na cozinha asiática.