7.28.2016

Barriga de porco assada com missô

Eu tenho uma queda enoooorme por comida oriental. Principalmente a japonesa. Pesquiso muito, sigo blogs, vlogs sobre o assunto, tenho alguns livros e em casa, pelo menos uma vez por semana temos uma comidinha no estilo oriental.

Não estou falando das comidas badaladas, como sushi, sashimi, yakissoba e essas coisas. Me refiro mais à comidinha caseira, como um músculo cozido com shoyu, legumes grelhados, cebolinhas aos montes, cozidos com curry (Kare), Domburi, Nirá refogado, Teriyake, Furikake, anchova assada (Yakizakana) e arroz, muito arroz.

Mateus, meu filho mais novo, de vez em quando come de café da manhã uma tigela de arroz japonês com ovo de gema mole em cima mais cebolinha e furikake (tempero para arroz, com gergelim, peixe seco moído, algas desidratas e outras delicinhas).

À partir de um certo momento, comecei a não usar tanto receitas e a fazer meus próprios pratos "japoneses". Sabendo combinar em quantidades adequadas os temperos, tudo sai conforme o desejado, igual a qualquer culinária do mundo.




Algumas informações sobre os ingredientes:


  • Escolha uma barriga com mais carne, pois essa parte do porco é a mais gordurosa. é a mesma parte que fazemos os torresmo.
  • Missô é uma pasta fermentada de grãos, normalmente de arroz e soja, encontra-se facilmente em lojas de produtos orientais.

  • Sake Mirin é uma bebida doce também encontrada nas lojas orientais.


Ingredientes:

1 Kg de barriga de porco fatiada na espessura de 1,5 cm
2 colheres (sopa) de misso
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de açúcar (de preferência o açúcar mascavo)
2 colheres (sopa) de sake mirin 
Cebolinha verde em rodelinhas.
  • Em uma tigela grande, misture o misso, o shoyu, o açúcar e o sake.
  • Coloque toda a barriga na tigela e misture tudo muito bem.
  • Arrume a barriga em uma forma e leve para assar no forno em temperatura média-baixa por 30 minutos.

  • Vire as fatias na metade do tempo.
  • Se perceber que já estão bem douradas, pode desligar antes dos 30 minutos.
  • Sirva com arroz japonês, furikake, e muita cebolinha.

Super fácil, né? É um sucesso aqui em casa. Essa quantidade dá 6 porções.

Um comentário: