5.24.2012

Bolo Formigueiro

Hoje me deu a louca e resolvi fazer um bolo. Qual, eu não sabia. Fui atrás do santo livro Dona Benta e encontrei o perfeito. Formigueiro.
Eu tinha uma receita desse bolo que era perfeita, com côco que ficava bem úmida, mas perdi. Era uma folha de caderno escrita à mão já bem amassada, com gotinhas de óleo e massa de bolo. Procurei na internet alguma receita parecida mas as que eu experimentei não eram igual. 
Encontrei nesse livro. Aquela que eu tinha foi tirada do Dona Benta, com certeza!
E que prazer imenso ver uma receita que separa gema e clara, que é feito em batedeira! Não que eu tenha alguma coisa contra liquidificador, há vários bolos nesse blog feitos com a ajuda desse aparelho, mas o bolo feito etapa a etapa fica com uma suavidade muito maior, mais leve, fofinho.

Para variar, fiz algumas mudanças. A mais dramática foi a do côco. Descobri que meu côco ralado tinha acabado. Usei então 1 vidrinho de leite de côco no lugar do leite normal. Outra alteração foi a diminuição da quantidade de açúcar, além de ter usado o orgânico em vez do branco. 


Vamos à receita:


4 ovos separados (claras em neve)
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarinha
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite de côco (1 vidrinho de 200ml + um pouco de leite para completar a xícara)
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate granulado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata o açúcar, a manteiga e as gemas até ficar bem cremoso. Junte aos poucos alternadamente, sem parar de bater, o leite e a farinha. 

Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Junte o chocolate granulado e por último, o fermento peneirado. Misture e coloque numa forma redonda.

Leve ao forno a 180°C por 30 minutos. Verifique se está cozido enfiando um palito. Se sair seco, está pronto. Se sair úmido, deixe mais 5 minutos e refaça a verificação.

Dica quentíssima: Sabe aquele momento dramático em que você descobre que o seu bolo está queimando por cima e dentro está cru? Seus problemas acabaram. Coloque um refratário com água na parte de baixo do forno e a parte de cima não mais queimará. Eu experimentei com esse bolo, pois meu forno é péssimo, queima por fora rapidamente e por dentro fica cru.    

A receita original vai 1 copo de leite e 1/2 xícara de côco ralado.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário