2.24.2013

Pudim de leite cremoso

Pudim de leite, eu acredito, é preferência nacional depois do chocolate. Acho que nunca ouvi alguém comentando que não gosta desse doce.
Eu passei umas semanas testando várias formas de fazer pudim: com mais leite, menos leite, bater mais  ou menos no liquidificador, a quantidade de ovos... Cheguei à um pudim maravilhoso.
Além da quantidade de cada ingrediente, o que precisamos nos atentar também é na ação mecânica. Cada receita tem uma forma peculiar de ser misturada. Não adiante bater tudo no liquidificador e despejar na forma.  Se você gosta de pudim com mais furinhos, precisará bater um pouco mais do que na versão cremosa.
Quanto mais a gente bate, mais ar é introduzido na receita, a clara de neve forma espumas mais firmes e o resultado final será um pudim aerado, cheio de furinhos.
Para um pudim mais cremoso, precisamos apenas bater para misturar e deixar o líquido descansando um pouco para o ar sair.


Ingredientes:
1 latas de leite condensado
1 latas de leite
3 ovos inteiros
2 gemas
Margarina para untar 
Açúcar para polvilhar
Caramelo
Água fervente para o banho-maria
  • Leve o leite condensado, o leite, os ovos e as gemas ao liquidificador e bata somente para uniformizar o líquido. Deixe descansar por 10 minutos, enquanto arruma a forma com caramelo.
  • Unte uma forma com furo no meio com margarina e açúcar e coloque caramelo no fundo. Um dedo de altura já está perfeito.
  • Preaqueça o forno em 200ºC (temp média).
  • Despeje o líquido do pudim delicadamente na forma. Cubra com papel alumínio, o lado brilhante voltado para baixo.
  • Coloque a forma com o pudim dentro de outra forma maior e despeje água fervente para fazer o banho-maria. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos. Atenção: coloque a forma diretamente no piso do forno, não na grelha.
  • Para verificar se está pronto, retire o papel alumínio e espete uma faca seca no pudim. Se sair limpa, está pronta. Se não, deixe mais 5 minutos e refaça o teste. Não precisa colocar o alumínio de volta.
  • Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar na geladeira. Na hora de comer, coloque o prato que vai servir em cima do pudim e vire rapidamente para o pudim deslizar e não quebrar.

Dicas: 
  1. Pode trocar o caramelo por melado (mel de engenho), dá um sabor delicioso.
  2. Pode também colocar essência na hora de bater o pudim.



Foto do banho-maria.

 Retirada do blog http://recemcasada.com.br/2009/05/11/receita-pudim-de-leite/pudim-037/.



Um comentário:

  1. Oi Clau,vdd, pudim de leite condensado é uma unanimidade KKKKKKKKKK
    Cremoso assim então, deve ficar mais delicioso ainda.
    Passei p/agradecer o carinho, deixar bjsssss e desejar um FDS super maravilhoso.

    ResponderExcluir