Eu passei umas semanas testando várias formas de fazer pudim: com mais leite, menos leite, bater mais ou menos no liquidificador, a quantidade de ovos... Cheguei à um pudim maravilhoso.
Além da quantidade de cada ingrediente, o que precisamos nos atentar também é na ação mecânica. Cada receita tem uma forma peculiar de ser misturada. Não adiante bater tudo no liquidificador e despejar na forma. Se você gosta de pudim com mais furinhos, precisará bater um pouco mais do que na versão cremosa.
Quanto mais a gente bate, mais ar é introduzido na receita, a clara de neve forma espumas mais firmes e o resultado final será um pudim aerado, cheio de furinhos.
Para um pudim mais cremoso, precisamos apenas bater para misturar e deixar o líquido descansando um pouco para o ar sair.
Ingredientes:
1 latas de leite condensado
1 latas de leite
3 ovos inteiros
2 gemas
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar
Caramelo
Água fervente para o banho-maria
- Leve o leite condensado, o leite, os ovos e as gemas ao liquidificador e bata somente para uniformizar o líquido. Deixe descansar por 10 minutos, enquanto arruma a forma com caramelo.
- Unte uma forma com furo no meio com margarina e açúcar e coloque caramelo no fundo. Um dedo de altura já está perfeito.
- Preaqueça o forno em 200ºC (temp média).
- Despeje o líquido do pudim delicadamente na forma. Cubra com papel alumínio, o lado brilhante voltado para baixo.
- Coloque a forma com o pudim dentro de outra forma maior e despeje água fervente para fazer o banho-maria. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos. Atenção: coloque a forma diretamente no piso do forno, não na grelha.
- Para verificar se está pronto, retire o papel alumínio e espete uma faca seca no pudim. Se sair limpa, está pronta. Se não, deixe mais 5 minutos e refaça o teste. Não precisa colocar o alumínio de volta.
- Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar na geladeira. Na hora de comer, coloque o prato que vai servir em cima do pudim e vire rapidamente para o pudim deslizar e não quebrar.
Dicas:
- Pode trocar o caramelo por melado (mel de engenho), dá um sabor delicioso.
- Pode também colocar essência na hora de bater o pudim.
Foto do banho-maria.
Retirada do blog http://recemcasada.com.br/2009/05/11/receita-pudim-de-leite/pudim-037/.
Oi Clau,vdd, pudim de leite condensado é uma unanimidade KKKKKKKKKK
ResponderExcluirCremoso assim então, deve ficar mais delicioso ainda.
Passei p/agradecer o carinho, deixar bjsssss e desejar um FDS super maravilhoso.