11.03.2013

Red Velvet CupCake

Coisa boa fazer bolo! Eu adoro. Adoro bater a massa, sentir o aroma dele assando se espalhar pela casa, de comer acompanhado dum belo café. A forma como os ingredientes se arrumam para formar essa iguaria, me encanta. Separados não prestam pra comer, mas como por um milagre, se são misturados e assados, viram essa maravilha que é o bolo. Bendito seja o primeiro ser humano (deve ter sido um gênio na sua época) que descobriu essa transformação.

E vira e mexe a gente entra em sites de receitas e aparecem esses bolinhos com uma cara tentadora. É bem tradicional o red velvet cake e agora nessa onda de bolinhos, surgiu a versão individual.

Para contrastar a cor berrante do vermelho, uma linda cobertura branquinha fica charmosíssima.



Não vou enganar ninguém, essa cobertura que fiz é dulcíssima, mas o cream cheese a deixa muito gostosa. O bolinho não é exageradamente doce, aliás é menos do que o gosto do brasileiro, por isso casa muito bem com essa cobertura.

Eu retirei essa receita do vlog da chef Laura Vitalle, adoro os vídeos dela.



Para os bolinhos:

1 1/4 de xícara de farinha
2 colheres(sopa) de chocolate em pó meio amargo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de manteiga na temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo batido com 1 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 de xícara de buttermilk*
corante alimentício vermelho em gel 

  • Aqueça o forno a 180°C.
  • Em uma tigela, junte todos os 5 primeiros ingredientes  e reserve.
  • Na batedeira em velocidade máxima, bata o açúcar e a manteiga até ficar uma mistura clara e fofa. Isso demora um pouco.
  • Sem parar de bater, junte os ovos devagar.
  • Diminua a velocidade da batedeira e coloque alternadamente, a mistura da farinha e o buttermilk, até ficar uma massa uniforme.
  • Agora, com uma colher ou um fouet, junte o corante até dar a cor desejada. O corante em gel é melhor pois não precisa colocar muito para um vermelho intenso. Já usei o líquido e não chegou na cor, mesmo usando metade do recipiente.
  • Encha 2/3 de cada forminha e leve para assar por mais ou menos 20 minutos. Faça o teste do palito.



*Buttermilk: é muito difícil encontrar no Brasil, então vai uma receitinha para criar o seu próprio: Misture 1 xícara de leite na temperatura ambiente com 2 colher(sopa) de vinagre claro ou suco de limão e deixe descansar por 10 minutos antes de utillizar.


Cobertura de cream cheese

100g de cream cheese em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de leite 

  • Bate tudo na batedeira até ficar uma mistura mais leve. Cubra os bolinhos já frios. Se quiser, leve a cobertura para a geladeira por 10 a 15 minutos antes de decorar.






3 comentários:

  1. Uma pergunta, Cla: dá pra assar os bolinhos somente na forminha de papel dentro de uma assadeira plana ou tem q usar aquela forma própria (com a forminha de papel dentro do buraco). Obrigada pela receita!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lali, quando o bolo começa a crescer, ele empurra o papel e abre todo. Se você tiver forma de empada, também serve. Já existe uma forminha amanteigada no mercado que é própria para assar fora da estrutura de cupcake. Procurei a imagem e encontrei um blog com várias dicas: http://karinalit.blogspot.com.br/2011/09/tudo-sobre-cup-cake.htm

      Excluir
    2. Legal, Cla!! Obrigada pela dica! Vou fazer e depois eu te conto. Vou procurar a forma amanteigada, tb! bjs

      Excluir