Grão-de-bico é uma leguminosa tão rica, tão saborosa e versátil que combina com qualquer estação do ano. Dá pra fazer sopas, cozidos, patês, salgadinhos, farinha, óleo, saladas, doces e em alguns países, o grão é torrado e substitui o cafè!
Alguns dados nutricionais:
- Grão-de-bico é repleto de triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante sensação de bem-estar;
- É rico em ferro, ajudando no tratamento de vários tipos de anemia;
- Rico em ômega 3 e 6, reduz o colesterol total e ruim pois diminui a gordura no sangue e previne infartos e AVC.
- Livre de glúten mas rico em amido, o que ajuda a dar muita energia.
- A qualidade da proteína é superior às demais leguminosas ou seja, nosso corpo absorve mais.
- As fibras contidas na casa contribui para uma maior saciedade: a vontade de comer diminui e contribui para manutenção de peso; além de ajudar a diminuir a absorção de açúcar, gordura e colesterol de outros alimentos.
- Segundo a nutricionista Gabriela Passoni, “o grão-de-bico apresenta uma boa biodisponibilidade, assegurando a oxigenação no cérebro, e a síntese de mielina, que é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos, o que pode melhorar raciocínio, a disposição física e também humor.
Gente! Grão-de-bico é tudo!!! Comendo de 1 a 3 colheres por dia, vc fica saudável, com o seu peso ideal, bem-humorada e inteligente!!! Tá esperando o que?
Vamos à saladinha deliciosa:
Eu usei apenas o cabo da salsinha (aquela que é injustamente desprezada), a parte mais dura pois quando é finamente picada fica crocante, para contrapor a maciez do grão-de-bico, junto com a cebola.
Ingredientes:
1 xícara de grão-de-bico cozido
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
3 cabos de salsinha pidadinho
1 cebolinha (partes branca e verde clara) bem picadinha
meia pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de limão
Sal à gosto
Outra receita gostosa nesse blog: Homus.
Ajude a melhorar o blog, comente, pergunte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário