12.29.2013

Quibinho

Essa receita eu não faço há uns 20 anos. Peguei numa revista chamada Faça Fácil, ainda a tenho em algum lugar.
Aliás, nessa semana,  quando fui procurar essa receita, percebi a quantidade de revistas, recortes, impressos e cartões de receitas que tenho. Em caixas, armários, estantes, gavetas. Cheguei à conclusão que sou uma acumuladora. Mas tem tanta coisa legal, como me desfazer?? E o pior que eu lembro de cada papel que guardei. Ai ai. Tá na hora de digitalizar isso.

Voltando aos quibinhos. São daqueles de festa, mas não daqueles comuns. São daqueles especiais. Saborosos, com gosto de árabe de verdade. E a criançada gosta, afinal é salgadinho. Mas feito em casa, com ingredientes frescos e saudáveis.  Meu filhote de 10 anos não deixava nem eu fritar direito, já chegava roubando: "mãe, esse quibe me deixou muito feliz, deixa eu pegar outro, vai..." Como negar?

Essa receita é muito fácil de fazer, só tem um detalhe: precisa usar processador.  O resto é ridículo de tão fácil. E a super vantagem desse salgado, é que pode congelar por até 45 dias, ou seja. Faz a receita e não precisa comer tudo de uma vez. Afinal, dá mais ou menos 90 quibinhos.


Ingredientes: 

2 ½ xícaras (400g) de trigo para quibe
3 xícaras (600g) de patinho moído
½ xícara de folhas frescas de hortelã apertadas
1 ⅓ xícara (200g) de cebola picada
½ colher (chá) de pimenta síria
1 ½ colher (sopa) (15g) de sal
óleo para fritar

  • Coloque o trigo numa tigela, lave e escorra. Cubra com água fria e deixe de molho por cerca de duas horas. Escorra bem.
  • No copo do processador, coloque metade do trigo, metade da carne moída, a hortelã e a cebola, e bata até obter uma mistura homogênea.
  • Passe para uma tigela, junte o trigo e a carne restantes, a pimenta síria e o sal, e amasse bem.
  • Com uma colher (sopa), retire pequenas porções da massa, faça os quibes e coloque numa assadeira. Congele em aberto, embale e guarde no freezer. Dura 45 dias.
  • Para servir, frite os quibes congelados em óleo quente, aos poucos, até ficarem dourados. Retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha absorvente.
Dicas para a fritura:
  • Quando moldar o salgado, dê uma apertada entre as mão com delicadeza para que saia qualquer ar que possa ter ficado dentro, senão o salgado estoura durante a fritura e fica feio e encharcado.
  • É importante congelar para que o quibe não grude no fundo da panela.
  • Coloque óleo o bastante para o quibe ficar submerso.
  • Não coloque muito salgados de uma vez, senão diminui a temperatura do óleo e o quibe fica encharcado.
É isso aí, galera. Faça o quibe e me fale como ficou. Curta no Face, dê +1 no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário