Então é hora de sopinhas deliciosas! Muitas, muitas!! Nesse gelado outono, comecei fazendo uma sopa que, para mim, é inusitada. Sopa de batata doce.
Nunca curti esse tubérculo, minha mãe não cozinhava isso em casa e eu nem comia o doce. Mas num dia desses, fui ao mercado e estava bonito e barato, então resolvi comprar.
A sopa em questão é fantástica (adoro minha modéstia). coloquei uma pimentinha moída na hora e deu um toque picante, contrastando com o creme suave da batata.
Não encontrei uma receita que me parecesse interessante, todas falando em purê de batata-doce e muito creme de leite, então resolvi fazer a minha própria sopinha.
A foto tá horrível!
Ingredientes:
700g de batata-doce
1,5 litro de caldo (eu fiz com caldo caseiro de frango, mas pode fazer com o que tiver em mãos)
1 xícara de leite
1/4 de xícara de vinho branco seco
2 cebolas médias picadinhas
salsinha e cebolinha
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino
- Cozinhe a batata-doce no caldo de frango. Quando estiver macia, bata no liquidificador ou passe o mixer até virar um creme.
- Volte o creme à panela, junte o vinho e o leite e deixe cozinhar por 15 minutos.
- Enquanto isso, leve a cebola com o azeite para outra panela e deixe dourar em fogo bem lento, mexendo de vez em quando para não grudar e nem queimar. Reserve.
- Passados os 15 minutos, desligue o fogo da sopa, coloque o cheiro verde, ajuste o sal, a noz moscada e misture metade da cebola "caramelizada".
- Sirva com pão tostado e salpicada com a cebola restante.
Bom inverno à vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário