Foi um sucesso, a carne ficou molinha e a mandioca se desmanchou, formando um creme consistente e rico em sabores. Um espetáculo total.
Mas cuidado! Essa prato dos deuses é uma bomba calórica, faça de vez em quando. Mas quando fizer, coma com prazer e sem culpa.
Os ingredientes são simples de achar aqui no Brasil e são também baratos. A costela é uma parte do boi bem gordurosa, por isso encha o saco do açougueiro e insista na mais magra que ele tiver. Pode ser chamada de Costela Gaúcha. Peça para cortar tipo Vaca Atolada, eles já sabem como fazer. Se trouxer a costela inteira, corte entre os ossos formando "ripas".
Esse prato é bem demorado, o interessante é deixar marinando por uma noite com os temperos. Eu fiz da forma "slow cook" em um panelão cozinhando lentamente por 3 horas mais ou menos. A carne solta seus sucos e derrete sua gordura lentamente formndo um creme em conjunto com a mandioca que numa panela de pressão cozinhando por 50 minutos não aconteceria. Fica delicioso também, mas não é igual.
Eu não uso nenhum tipo de aditivo como caldo de carne ou amaciante pois a costela de boi é extremamente saborosa.
Aí, depois de ler tudo isso, você pensa "ai credo, que trabalhão, não vou fazer". Não se apavore, o preparo é demorado mas é muito simples de fazer e você não precisa ficar em cima do fogão o tempo inteiro. Dá para ver um filme, receber os amigos, conversar na cozinha (a melhor parte!), tomar um banho, lavar o cachorro, jogar vídeo-game.
Ingredientes para a marinada:
2 quilos de costela bovina magra
2 dentes de alho amassado ou picadinho
1/4 de xícara de vinagre
sal e pimenta
- Na noite anterior, junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem por uns 5 minutos. É importante esse tempo, pois a carne amacia com a mistura de ácido, sal e essa manipulação da carne, pois faz "extrair a proteína" e ficar mais exposta.
- Cubra com um filme plástico e leve para a geladeira.
Ingredientes para a Vaca Atolada:
A marinada
1 cebola bem picadinha
Água fervente para cobrir
700g de mandioca partidas ao meio e cortadas em pedaços de 5cm
Óleo para refogar, o quanto baste
Salsinha e cebolinha verde picadas
Sal e pimenta do reino
- Para selar a carne: aqueça bem uma panela grande, coloque 2 colheres (sopa) de óleo e frite a carne até dourar de todos os lados. Frite aos poucos, levando três pedaços de cada vez e quando dourar, retire e deixe à parte até toda carne estiver pronta. Se for necessário, coloque mais óleo. Dessa forma, vai evitar que a carne solte água e fique dura.
- Vai sobrar um "queimado" no fundo, não se preocupe: é o caramelo da carne.
- Volte toda a carne selada para a panela e junte a cebola. Misture bem até ela começar a pegar uma cor.
- Coloque 1/2 copo de água fervente na panela e raspe o fundo até soltar o caramelo e esse se misturar com a carne. É o famoso "deglacê".
- Cubra com água fervente tampe e cozinhe em fogo brando por 1h30m. Verifique de vez em quando se precisa de mais água.
- Junte a mandioca, misture delicadamente. Ajuste o sal, tampe e deixe cozinhar lentamente até que forme um caldo grosso e a carne esteja se soltando e desmanchando.
- Durante o cozimento, junte mais água fervente se precisar e raspe o fundo da panela de vez em quando porque a mandioca tende a grudar no fundo.
- 5 minutos antes de desligar, junte a salsinha e a cebolinha. Ajuste o sal novamente e desligue.
Acompanha perfeitamente uma salada bem variada e arroz branco.
Molecada verde de fome, |
Nenhum comentário:
Postar um comentário