11.01.2015

Risoto de frutos do mar

Fiz um almoço especial para minha tia, comemorado o aniversário dela. Teve lula à dorê, teve salada com molho de mostarda, batata dourada de forno e arroz com camarões e tentáculos de lula. Sim, os tentáculos que sobrarm do outro prato, que vão apenas os anéis.
Não foi um risoto italiano, com arroz arbóreo. Usei arroz comum mesmo. Não adicionei manteiga, apenas azeite. Mas ficou delicioso.
Pessoal, meu computador faleceu e eu estou fazendo os posts pelo celular. Tenham paciência com a Claaaaaa! Pfvr!!

Ingredientes: 
1 kg de camarão cinza com casca e cabeça 
tentáculos de 1 kg de lulas
1/2 xícara de azeite
2 talos de cebolinha em rodelas: separe a parte branca da verde.
1/2 maço de salsinha picado: separe os talos mais duros e reserve-os.
1 pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes.
3 tomates sem casca, cortados em cubinhos.
1 cebola grande picada
3 xícaras de arroz branco lavado e seco
1 xícara de vinho branco
Sumo de um limão
Sal e pimemta-do-reino moída na hora (de preferência )

Para o caldo:

  • Descasque o camarão e coloque numa panela junto com as cabeças, 1/2 xícara de vinho branco, um pouco de sal e os talos de salsinha. 
  • Junte 2 litros de água e leve ao fogo,. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. 
  • Após esse tempo, passe o caldo por um pano ou peneira com trama bem fina e reserve.
Para o risoto:

  • Em uma tigela, coloque os camarões descascados e sem as tripinhas e os tentáculos de lula. Junte sal, pimenta do reino e o sumo do limão. Deixe pegando gosto por 10 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes do risoto.
  • Em uma panela grande, coloque um pouco do azeite e aqueça bem. Frite os camarões e as lulas aos poucos e rapidamente: quando começar a mudar de cor, retire da panela e reserve. 
  • Na mesma panela, coloque o restante do azeite e junte a parte branca da cebolinha, a pimenta dedo-de-moça e a cebola. Refogue até a cebola comecar a ficar transparente. Acrescente os tomates e o arroz e refogue por uns 3 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo. Junte o vinho branco e continue mexendo até secar.
  • Acrescente os frutos do mar refogados, misture bem e cubra o arroz com o caldo de camarão reservado. Ajuste o sal e pimenta do reino. Abaixe o fogo, deixe a panela meio tampada e deixe cozinhando por 15 minutos. Verifique de vez em quando se o caldo secou e se for o caso, junte mais. 
  • Ao fim de 15 minutos. Verifique se o arroz já está cozido. Ele não deve estar muito seco, esse prato é gostoso quando a textura está cremosa. Junte a parte verde da cebolinha em rodelas e a salsinha picada. Sirva imediatamente. ♡
Combina com saladas, peixes assados ou fritos (peixe ensopado não, pois vai brigar com a cremosidade do arroz), legumes e vontade de comer bem.
Um beijo e bom apetite!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário