9.06.2012

Frango caipira com quiabo

Outro dia, fazendo minhas compras da semana,encontrei um frango caipira para vender. Na embalagem, estava informando que o frango foi criado livre e com alimentação natural. Isso é um luxo total, uma vida para poucos. Comprei o tal, limpei, cortei nas juntas e fiz o delicioso frango com quiabo que adaptei desse site. O frango era realmente diferente: sua carne era mais firme e a gordura, amarelinha. As coxas, sobrecoxas e peito eram pequenos, mas extremamente saborosos. Os miúdos foram devorados pelo marido, com direito à suspiros prazerosos. Enfim. Adorei. Não era aquela carne sebosa e molenga que encontramos por aí. O preço não estava dos piores, era só o dobro do valor de um comum. Veja bem: produtos orgânicos ou cultivados de maneiras diferentes, tem os preços 3 ou 4 vezes mais caros, então o dobro chega a ser lucro.
Foi aprovadíssimo pelo meu maior crítico.O quiabo ficou macio, saboroso e o melhor: sem baba. Mas isso eu explicarei logo abaixo como fazer isso. Dá um trabalhinho, mas o resultado final é mooooito bom.

Enfim. o almoço ganhou um brilho especial nessa quinta, véspera de feriado. 



Frango
1 kg de frango cortados nas juntas, incluindo os miúdos (separe a carcaça para um caldo)
3 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de vinagre
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de orégano
1/2 xícara de purê de tomate pronto
3 colheres (sopa) de azeite

  • Misture todos os ingredientes e espalhe numa forma. 
  • Leve ao forno forte e deixe dourar, virando a carne de vez em quando. Quando o líquido secar, desligue o forno e reserve.

Molho
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (sopa) de alho amassado
1 cebola picada
1 1/2 xícara de purê de tomate pronto
Sal a gosto

  • Numa panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o molho de tomate e acerte o sal. Quando levantar fervura, deixe por mais ou menos 5 minutos. Reserve.

Quiabo
800 g de quiabo
1,5 litro de água
100ml de vinagre branco
Sal a gosto

  • Lave todos os quiabos inteiros, seque bem com um pano. É muito importante o quiabo estar completamente seco antes de ser cortado, pois é aí que ele começa a liberar a baba.
  • Retire os talos e as pontas com a faca seca. Corte os quiabos do tamanho que desejar.
  • Numa panela, ferva a água, o vinagre e o sal. Quando ferver, coloque os quiabos, mexa, tampe a panela e deixe por aproximadamente 15 minutos. Depois de cozido, escorra bem.

Finalização
Junte o frango e a raspa da forma, o quiabo e o molho de tomate numa panela, tampe e deixe cozinhar em fogo baixíssimo por 10 minutos.
Sirva com arroz ou polenta.