9.16.2012

Porco em cama de Nirá



Mais uma comidinha com influência japa! Pra mim,não tem tempo ruim. O coringa na minha casa é isso. Arroz japonês com um refogado ou apenas ovo frito (gema mole,que Deus nos ajude!) e furikake. 
Pois bem. Ontem passei mal o dia inteiro com febre, enjoada, enxaqueca e dor no corpo,um horror. Pra completar, foi  aula de confeitaria, então passei o dia em pé, produzindo doces e mais doces. 
Hoje acordei com muita dor de cabeça, mas precisando comer. Só uma uma comidinha japa para reconfortar esse estômago embrulhado.
Na verdade, ia fazer apenas arroz com nirá, mas olhei aquela bandejinha de filé de toucinho fresco na geladeira e não resisti. Essa receita serve 2 pessoas (ou 1 bem gulosa).
Vamos pra receita:



Porco:
200g de filé gordo de porco (toucinho, bisteca, copa)
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de saquê mirin
1 colher (chá) de óleo de gergelim
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de amido de batata ou milho
2 colheres (sopa) de óleo
  • Bata nos filés com um martelo próprio até ficarem finos
  • Corte em pedaços irregulares (pense no tamanho da carne daqueles pratos chineses, do tipo China in box) e coloque numa tigela. Tempere com o shoyu, mirin, gengibre e óleo de gergelim. Deixe descansar por 10 minutos.
  • Em um saco limpo de plástico, coloque o amido.
  • Com papel absorvente, seque os pedaços de carne e adicione no saco. Chacoalhe bem. 
  • Tire o excesso de amido com uma peneira e leve para fritar no óleo bem quente. Não sobreponha a carne e vire para dourar dos dois lados. Quando tiverem douradinhos, retire do óleo e reserve em um prato com papel toalha.

Nirá:
1 maço de nirá picado em pedaços grandes
um fio de óleo de gergelim 
1 colher (chá) de shoyu
1 pitada de sal
  • Na mesma panela que você fez o porco, junte o nirá  e refogue por uns dois minutos, mexendo bem. Junte o óleo de gergelim e o shoyu. Quando estiver amolecido, misture os filezinhos de porco, mexa e desligue o fogo.

Acompanha super bem um arroz japonês bem quentinho.

Glossário: 
Furikake: Condimento seco  para colocar em cima do arroz pronto. Geralmente contém peixe moído, alga picada, gergelim, açúcar, glutamato, ovo desidratado. Encontra-se mais comumente em lojas de produtos orientais.
Sake mirim - Vinho de arroz licoroso para uso culinário. Pode ser encontrado com teores de álcool diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário