10.17.2012

Pão integral Light


Eu tenho uma máquina de fazer pão (MFP) desde 2009 e uso bastante. Me disseram que iria enjoar, que não valia a pena, mas insisti e comprei. Uso sempre, faço pães variados e o melhor: eu coloco o que quero e sei o que tem dentro dos meus produtos. Adiciono sementes, grãos, castanhas, passas, troco farinhas e açúcares.
Nesse pão da foto, eu adicionei amêndoas trituradas por um martelo de carne e linhaça dourada. 



Ingredientes para um pão de 600g:

1 xícara de água
1 colher (sopa) de margarina
1 1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo branca (Farinha Renata é a mais apropriada para fazer pão)
1 xícara de farinha de trigo integral
2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 xícara de amêndoas com casca trituradas
2 colheres (sopa) de linhaça dourada
Amêndoas em lâminas para colocar por cima.
  • Em uma MFP, coloque os ingredientes na ordem de cima, exceto as amêndoas e a linhaça.
  • Programe para o ciclo integral, com a casca de cor média. Ligue.
  • Após 5 minutos, verifique se a massa está em formato de uma bola e homogênea, lisa e elástica. Se tiver muito grudenta, coloque 1 colher (sopa) de farinha branca. Se a massa estiver dura e disforme, coloque 1 colher (chá de água). feche a tampa e verifique em 2 minutos se está no ponto.
  • Colocar a linhaça e as amêndoas na hora em que a MFP der o o "bip".
  • Na hora do último crescimento do pão, espalhe delicadamente as lâminas de amêndoas. Verifique a tabela que vem junto com a MFP.

Parece que tem muitos passos, mas a máquina faz o trabalho praticamente sozinha. Essa receita entra na "lei do mínimo esforço".

Esse pão fica maravilhoso com manteiga, requeijão, sanduíches variados, puro... Há infinitas formas de saboreá-lo.
Eu faço também com nozes, castanhas, macadâmia, etc.

Beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário