10.02.2013

Quindim

Perguntei ao meu marido o que ele gostaria de sobremesa no dia dos pais e ouvi: quindim.
Eu havia aprendido a fazer no meu curso de confeitaria, mas não tava muito segura em reproduzir o quitute. Eu sou dramática.
Enfim. Encarei o desafio e procurei minha professora de confeitaria para tirar dúvidas e talvez ouvir um "nossa, que coragem em fazer!" Hahaha! Mas ela só deu de ombros e falou que era muito fácil, não tinha segredo. Saiu perfeito!

Algumas dicas para peneirar as gemas: 
  • É importante passar as gemas na peneira para retirar a película, que é o que mais deixa cheiro e gosto fortes de ovo no doce.
  • Para peneirar, coloque as gemas na peneira, fure-as com garfo e deixe escorrer. se passar a colher para que a gema peneire logo, não adianta pois a película é delicada e se dissolve. Como são 22 gemas, apoie a peneira numa tigela e vá adicionado as gemas logo após separar da clara: o peso faz com que a peneiração seja mais rápida. Pode também dar umas chacoalhadas de vez em quando, mas nunca usar alguma coisa para empurrar a gema através da trama da peneira.




22 gemas passadas na peneira 3 vezes (veja a dica acima)
2 1/3 x de açúcar
1 xícara de coco ralado
80ml de leite de coco
½ x de margarina derretida
1 ovo pequeno batido
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar.


  • Untar 40 forminhas de mini empadas com margarina e polvilhar açúcar. Retire o excesso.
  • Misturar todos os ingredientes.
  • Colocar essa mistura nas forminhas e essas, numa forma grande que dê para fazer banho-maria.
  • Deixar descansando por 30 minutos, para que o coco ralado vá para a superfície.
  • Colocar com cuidado água quente (não fervendo) na forma grande onde se encontram as forminhas já descansadas e levar ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos. Faça o teste do palito. Eu coloco a forma direto no chão do forno pois nas grades o tempo de assamento aumenta muito. Faço isso para todo banho-maria.
  • Retirar a forma e deixar esfriar 10 minutos antes de desenformar os quindins.
  • Para desenformar, coloque a forma de ponta-cabeça na palma da mão, segure as laterais com a outra mão e com os três dedos do meio, empurre delicadamente um dos lados do quindim. Ele cairá na sua mão. Transfira, assim, para uma forminha de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário