11.25.2013

Moqueca de peixe


Em 1996, comprei um livro maravilhoso de comida baiana chamada "A comida baiana de Jorge Amado, ou, O livro de cozinha de Pedro Archanjo, com as merendas de Dona Flor" e fiquei apaixonada. Tantas receitas maravilhosas! Além de trechos dos livros de Jorge Amado, que na época eu estava viciada. 

Muitas receitas são feitas de maneira totalmente caseira. O leite de coco por exemplo, é ensinado como fazer à partir de um coco de verdade! Aqui em São Paulo, há pessoas que nunca viram um coco seco ao vivo e outras que juram que esse leite já nasceu na garrafinha. 



Dali saíram várias experiências e almoços maravilhosos. A receita que se destacou e virou "da família", foi a moqueca de peixe. É super simples de fazer, extremamente saborosa e muitíssimo nutritíva.

Eu uso peixe Cação pois não tem espinhas e a molecada gosta, mas pode usar qualquer um branco de água salgada com carne firme: Badejo, por exemplo. É daquele tipo de receita que não tem segredo. Mistura tudo, leva ao fogo e depois de 30 minutos está cozido. Confortável de fazer, confortável de comer.

Ingredientes:

2 kg de cação em postas
Suco de 2 limões grandes
2 tomates grandes
2 cebolas grandes
1 maço pequeno de coentro
2 dentes de alho
2 pimentões
1/3 de xícara de azeite de oliva
2/3 de xícara de azeite de dendê
1 garrafinha de leite de côco de 200ml
Sal a gosto
Pimenta-de-cheiro a gosto

  • Passe no liquidificador 1 tomate, 1 cebola, 1 pimentão, o coentro, os alhos e o suco de limão.
  • Envolva o peixe nesse tempero batido, junte o sal e coloque numa panela - de preferência, uma de barro.
  • Corte em rodelas o tomate, cebola, pimentão e pimenta-do-cheiro e espalhe por cima do peixe
Atenção: Pimenta-do-cheiro deixa a mão muuuuito apimentada e demora demais para sair e em algumas pessoas, as mãos ficam irritadas, vermelhas e inchadas. Use luvas de látex para cortar.
  • Regue tudo com o azeite de oliva e metade do dendê. Não acrescente água. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.
  • Faltando pouco para o final do cozimento, coloque o leite de côco e o restante do dendê.
  • Por ser um prato de sabor forte, sirva com arroz branco, salada e batatas. Não acompanhe nada muito temperado para os pratos não competirem.





Galera: comente, participe! Ajude a melhorar esse blog!