12.08.2013

Gratinado de abóbora

Na biblioteca da minha escola tem uma área só de culinária, que se encontra de tudo um pouco. Eu peguei um livro antigo da década de 80 que só tinha receitas de hortaliças. Genteee! Que maravilhoso! Tudo detalhado, muitas explicações sobre os ingredientes e o melhor: cheio de fotos passo-a-passo!



Peguei essa abóbora assada e fiquei encantada:
  • Fica bem macia e com uma casquinha saborosissima. 
  • É bem carregada no alho e eu adoro;
  • Super versátil, você pode colocar os temperos e ervas que quiser, siga seu instinto culinário;
  • Ingredientes baratos e fáceis de encontrar;
  • Super nutritivo; 
  • Baixa caloria;
  • Não precisa colocar muito sal, o alho se encarrega de temperar.

Ingredientes:
1 kg de abóbora (seca, de pescoço, paulista)cortada em cubos e 1cm2
4 colheres (sopa) de farinha
4 dentes de alho
4 ramos de salsinha
Azeite
sal a gosto



Comece ligando o forno à temperatura baixa,170°C. Amasse o alho, pique a salsinha e e misture bem com o sal.


Misture a farinha na abóbora


Adicione a mistura de alho e salsinha e mexa bem


Unte uma forma refratária ou várias cumbucas com azeite


Coloque a abóbora temperada. Deixe bem cheia, pois a abóbora vai perder bastante água e assada, fica com quase metade do volume que vai ao forno.


Regue com azeite E leve ao forno pré-aquecido. O tempo de forno varia, se for em cumbucas, de 1 a 1h30. Se for em um refratário único, entre 2 e 2h30. Atenção: Não coloque água, a abóbora já tem o bastante para o cozimento.


Depois de assado, fica bem macio por dentro e crocante por fora.


Algumas dicas:
  • O gosto de alho é bem marcante, na receita original recomenda-se 7 a 8 dentes. Eu coloquei 5 e ainda achei um pouco mais forte do que eu gostaria. Fica à gosto, só pense o que fará socialmente depois dessa refeição, hahahahah!
  • Como muitas outras receitas que postei aqui nesse blog, essa receita é uma ideia do que sua imaginação pode fazer. Mude os temperos, acrescente outras ervas, coloque o seu toque pessoal.


Galera! Espero que tenham gostado. Deixem uma mensagem pra mim, dando dicas, dizendo se gostou, é muito importante o retorno de vocês. Obrigada pela visita!



Nenhum comentário:

Postar um comentário