2.23.2014

Couve de Bruxelas com especiarias e limão

Gente, isso é espetacular! A couve ficou com uma casquinha crocante por fora, um sabor fantástico, de comer suspirando. A mistura de sabores do zatar com limão e a casca do limão deram um toque tão refrescante e intenso, que eu tive que esconder de mim mesma para não ficar beliscando antes de levar à mesa.


Estava acostumada a fazer apenas essa couve com bacon e cebola refogada que é uma delícia mas comum pra mim. Daí eu estava navegando pelos sites de receitas, Pinterest, Tumblr e encontrei essa delícia no Martha Stewart

Mudei os ingredientes por uma questão simples: Esqueci de reabastecer meu temperos, estava sem Curry, então troquei por Zatar*. O limão também, pede o Siciliano e eu usei Taiti. Mas ficou delicioso!

Vamos aos ingredientes:

200g de couve de bruxelas
2 colher (sopa) bem cheia de Zatar
1/4 xícara de azeite ou óleo de girassol
suco de meio limão
casca ralada sem a parte branca de 1 limão
sal marinho e pimenta do reino moída na hora


  • Preaqueça o forno em temperatura média (200°C)
  • Lave bem as couves, descarte folhas amareladas e corte-as ao meio.
  • Misture as couves, zatar, azeite e sal.

  • Coloque em uma forma, arrumando sem sobrepor.
  • Leve ao forno, asse por 10 minuto, misture e volte ao forno por mais 5 a dez minutos, tomando cuidado para não queimar.
  • Após a etapa do forno, coloque as couves em uma tigela e misture o restante dos ingredientes. Ajuste o sal, se necessário.
  • Fica uma delícia tanto quente como frio.




*Zatar é um mix de especiarias à base de sumagre ou sumac, uma especiaria libanesa que dá um toque ácido na comida. Zatar é encontrado normalmente em casas de produtos árabes. Outra forma maravilhosa de usar-lo, é misturar o pó com azeite para comer com torradas e pães árabes. Um médico acupunturista que eu me tratava, disse que Zatar ajuda muito nas sinapses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário