3.06.2013

Torta de limão e merengue

Finalmente a torta! Depois de passar a receita da massa e do merengue, vamos aos finalmentes!

Pois é. Filhote passou em Vet na Unesp e saiu da barra da saia da mãe. Para comemorar a vitória, fiz uma torta deliciosa de limão. Deixá-lo com boas lembranças gustativas, para querer aparecer e visitar essa mãe abandonada. Adoro uma chantagem emocional.

Essa torta é aquela de padaria, confeitaria e supermercados. A diferença é que tudo é caseiro, sem massas e recheios semiprontos. E claro, amor. Muito amor enquanto faz.


Ingredientes (Recheio)
2 latas de leite condensado 
6 limões Taiti
raspas da parte verde da casca de 1 limão

Misture tudo e reserve. 


Montagem
1/2 receita da massa flora (clique no link)
1 receita do merengue italiano (clique no link)
1 receita do recheio (acima)
raspas da parte verde da casca de 1 limão


  • Preaqueça o forno a 180ºC.
  • Em uma forma de fundo removível (de preferência para tortas, mas pode ser de bolo também, é só arrumar a lateral com cuidado para não ficar muito alta), espalhe a massa flora, não deixando uma camada muito fina pois ela é bem delicada. Cuidado com as laterais, para manter a mesma espessura até nas bordas. Faça furos com garfo por toda superfície, menos na lateral.
  • Cubra a torta com duas folhas de papel alumínio, encha com feijões e leve ao forno por 25 minutos. Retire o alumínio e os feijões e deixe assando por mais 15 minutos ou até que esteja levemente dourado. Essa etapa é muito importante para que não crie bolhas de ar no fundo da torta.
  • Retire do forno e deixe esfriar em uma superfície fria ou em cima de uma grade. Não desenforme agora, só na hora de servir  ou congelar.
  • Se você não quiser fazer a torta agora, embrulhe depois de frio, com filme plástico e congele por até 3 meses.
  • Quando estiver frio, recheie com o creme de limão e confeite com o merengue, pode-se usar bico de confeitar ou jogar o merengue por cima, fazendo picos com uma colher. Jogue a casca de limão por cima. 
  • Se quiser, leve ao forno quente por 5 minutos para o merengue dourar ou use maçarico. Fica lindo!
  • Leve à geladeira até a hora de servir. Faça com uma certa antecedência para a torta gelar. Espalhe a casca de limão ralada na hora de levar à mesa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário