10.06.2013

Crumble de morangos


É a segunda vez que faço Crumble, mas a primeira foi de maçã e a receita está aqui.
Fiz dessa vez, uma receita da Nigella. Pra falar a verdade, eu achei que ficou mais doce do que eu gostaria, da próxima vez (sim, haverá próximas vezes!) diminuirei a quantidade de açúcar. Mas agora  passarei a receita exatamente como fiz.

A receita original é de frutas vermelhas, mas eu não encontrei nada além de morangos. 

E é tão bonito de se ver! A crosta começa a se aglomerar no meio da forma e em volta é um vermelho intenso borbulhando preguiçosamente... Aff, quero mais.

Dei uma pesquisada e descobri aqui que essa sobremesa é de origem britânica e nasceu na época da segunda guerra mundial. Como naquele tempo houve escassez de alimentos, as mulheres não tinham quantidade suficiente de farinha e gordura para fazer tortas, então faziam uma farofa com o pouco de matéria prima que tinham e colocavam em cima de frutas para assarem. Por ser simples, esse doce tornou-se popular pois é rápido de fazer e facilitava a vida da dona de casa.

É delicioso, fácil, rápido e barato.

Ingredientes

para a fruta:
400g de morangos congelados
3 colheres (sopa) de açúcar demerara ou cristal
1 colher de sobremesa de amido de milho
raspas da casca de meio limão (eu usei o siciliano)
gotas de essência de baunilha

  • Em uma forma, misture todos os ingredientes e reserve. Prefira uma forma pequena e funda, para que farofa que vai em cima não absorva muita umidade e fique crocante.


Para o Crumble:
1 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga gelada e cortada em cubinhos
1 colher (chá) de fermento químico
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • Com as pontas dos dedos, misture tudo até se transformar numa farofa grossa, não amasse  para que não vire uma massa. Vá desmanchando a manteiga e misturando a farinha e o açúcar. Pode ser feito também com 2 facas, para que o calor das mãos não derreta a manteiga.
  • Espalhe essa farofa na travessa com os morangos e leve ao forno preaquecido médio por 30 minutos.
  • Retire e sirva imediatamente com uma boal de sorvete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário