12.27.2013

Penne Alfredo

Nessa época de natal tem sempre aquela correria de última hora para comprar presentes e ingredientes que faltaram. Dia 23 fui parar lá na zona cerealista, pois resolvi que iria fazer dois pratos novos e faltavam-me matérias-primas. Gente, o que é aquilo! Não conseguia entrar nas lojas e o atendimento por senha demorava mais de 30 minutos! Mas enfim. Compramos (eu e minha tia) tudo que precisávamos e mais algumas iguarias para confortar e compensar a viagem.

Saí de casa às 7h30 da manhã e cheguei por volta do meio-dia. A casa tava uma zona, eu estava exausta (como puxa energia lugares cheios de gente!) e precisava comer alguma coisa, tipo um boi inteiro. Pensei em fazer arroz-com-ovo só para matar a fome mas peraí. Cheguei da Zona cerealista cheia de ingredientes embaixo do braço e vou simplesmente fazer um cala boca? Claro que não. Juntei um pouco disso, um pouco daquilo e descobri que tinha todos os ingredientes para uma massa com molho Alfredo.

É um prato delicioso, rapidíssimo de se fazer e ótimo para repor as energias (isso quer dizer: super calórico, tome cuidado!).


Essa receita foi criada pelo proprietário de restaurante Alfredo di Lelio na Itália, tentando fazer com que sua mulher comesse durante a gravidez pois estava muito enjoada. Isso tudo no começo do sec. 20. Sua esposa gostou tanto que sugeriu que ele servisse no restaurante dele. O resto é isso, sucesso total. A original é feita com fetuccini, mas eu estava louca por uma massa curta, então foi penne.

Ingredientes:
500g de penne
2 xícaras de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de manteiga
100g de parmesão ralado (1 pacote grande)
sal, pimenta preferencialmente moída na hora
noz moscada ralada na hora

  • Coloque o penne na água fervendo temperada com sal e com um fio de óleo.
  • Enquanto isso, leve ao fogo o creme de leite e a manteiga. Quando levantar fervura, desligue o fogo e misture o queijo, a pimenta e a noz moscada. Prove antes de colocar o sal pois o parmesão já é bem salgado.
  • Quando a massa estiver al dente, escorra e passe na água corrente para cortar o cozimento e tirar o excesso de amido. 
  • Aqueça o molho e misture a massa. Sirva salpicado com parmesão ralado.
É muito rápido, faça na hora em que for comer pois a massa absorve o molho e fica meio seca se esperar para ficar pronto.

Buon appetito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário